sexta-feira, dezembro 05, 2008 |
As sondagens... |
Como sou fiel à priberam...começo com a definição:
Sondagem:
s. f., operação de sondar; perfuração feita no terreno para verificar a sua natureza geográfica ou hidrológica; pesquisa; investigação; recolha de opinião; Estat., método estatístico no qual se escolhem um certo número de unidades (amostra) num universo (de pessoas ou de objectos) com o objectivo de estudar as suas características ou distribuição de características e de obter um resultado representativo; fig., investigação cautelosa.
Agora os factos. O Diário de Aveiro publica hoje uma sondagem que revela que Élio Maia voltaria a ganhar as eleições, mas só se avançasse, novamente, para uma candidatura em coligação (PSD/CDS-PP). Continuemos nos factos. O jornal diz ainda que mantendo-se o cenário de 2005, isto é, coligação PSD/CDS-PP com Élio Maia, Alberto Souto pelo PS, António Salavessa como candidato pelo PCP, e Vaz da Silva pelo Bloco de Esquerda, as contas são fáceis de fazer. Coligação voltava a eleger cinco vereadores (com 46% dos votos); Alberto Souto ficava-se pelos 36% e quatro vereadores (o número que tem actualmente); o PCP e o Bloco de Esquerda ficavam-se só pelos 5% das intenções de voto. Ora, mas tudo muda de figura quando se muda o cenário. Isto é, se Élio Maia, o actual presidente, avançasse para uma candidatura só com o apoio do PSD conseguiria 37% dos votos, menos 1% que Alberto Souto (36%). Já o CDS-PP com Capão Filipe como cabeça de lista conseguiria 12% dos votos e um lugar de vereador. António Salavessa, do PCP, mantinha os 5% e o Bloco de Esquerda via as intenções de voto reduzidas, 3%.
Agora, como dizia um antigo Primeiro-Ministro, "é só fazer as contas" e analisar estes números e as várias possibilidades. Foi uma excelente iniciativa do Diário de Aveiro lançar esta sondagem para ver se começamos a sentir alguma agitação. É bom que estes números apareçam e só espero que os respectivos partidos políticos pensem neles. Ainda é cedo, dizem todos, quando se pergunta por candidatos, se há recandidaturas ou não. É cedo, até pode ser. Mas começa a ser horas de se limparem as armas e reunirem as tropas. |
posted by covinhas @ 2:23 da tarde |
|
|