Bem, parece que está, ou chegou mesmo, ao fim a novela mexicana que é o Plano de Saneamento Financeiro da Câmara Municipal de Aveiro. Isto é, o plano deverá continuar a ser uma novela mexicana, o que chega ao fim é a questão do empréstimo de 58 milhões de euros.
Depois de tanta tinta correr, de tantas palavras gastas, o Tribunal de Contas visou o pedido de empréstimo e a autarquia pode agora pagar o muito que deve aos pequenos credores (juntas de freguesia, associações, clubes, pequenas empresas, etc, etc).
Não sei o que o futuro reserva, mas muitas leituras se podem fazer deste visto do Tribunal de Contas.
- Ganhará a coligação mais força para avançar, mais uma vez, para uma luta eleitoral? Teremos em Outubro de 2009 o PSD e o CDS-PP juntos? E juntos com Élio Maia e este executivo?
- Ganhará Élio Maia mais força sozinho, podendo avançar como uma candidatura sem o apoio da Coligação? E com o apoio do PSD?
- Ganhará Élio Maia a força suficiente para avançar sozinho, mesmo sozinho? Ou ganhará Élio Maia a força necessária para deixar a vida autárquica? Foram, até agora, três longos anos. Valerá o esforço de aguentar mais cinco anos (quatro de um novo mandato e um do actual)?
- Terá o PS o candidato à altura para enfrentar o peso de uma coligação ou o peso, passo a expressão, de Élio Maia?
- Estaria o PS preparado para a aprovação do Plano de Saneamento Financeiro? E agora? Será preciso mudar estratégias? Limar as arestas que esperam há meses por uma lima?
- E o PCP e o BE? Como se irão posicionar os partidos que, actualmente, têm menos representatividade na Assembleia Municipal de Aveiro?
Como jornalista impõem-se 1001 questões. Com a certeza que as respostas só chegarão em 2009, lá para meados de 2009, provavelmente. O Verão promete ser quente, muito quente, e também de muito trabalho. Três eleições no mesmo ano, é sinónimo de vida bem dura para os jornalistas. Mas eu...estou ansiosa por essas batalhas :) |